terça-feira, 18 de junho de 2013

O que querem os manifestantes?


Ao observar as manifestações sociais, algumas nem tão sociais, que eclodiram neste mês de junho, uma dúvida me surgiu. Repasso esta dúvida na forma da pergunta que denomina  este post: O que querem os manifestantes? Sou protestante. A representação histórica da minha fé vem de um movimento "revolucionário" surgido a partir da identificação das "injustiças" e heresias cometidas pela igreja detentora do poder religioso, político e social na idade média. Logo, sou a favor da identificação das necessidades políticas e sociais e a posterior movimentação social para o alcance de objetivos para a resolução destas necessidades. Não posso me colocar contra qualquer movimentação de pessoas que lutem por necessidades. Todavia, eu tenho minhas dúvidas sobre se, de fato, estes manifestantes sabem quais são as suas necessidades? O estopim de uma insatisfação contida a muito tempo, foi a questão do aumento das passagens, sem dúvida. Não estão lutando, nosso povo, por simples R$ 0,20 centavos, mas por várias questões. Todavia, isto está velado, não está claro nestas manifestações. Quais são as reivindicações deste povo? Falta articulação política a estes movimentos, faltam objetivos. Ao observar as manifestações percebo o desejo, a paixão, mas não consigo ver iniciativas que demonstrem de fato o que querem estes manifestantes. Talvez por serem tão plurais, tão heterogêneos, se perca a identificação. Portanto, abaixo transcrevo alguns tópicos que utilizaria como fundamentais em exigências se fizesse parte destas manifestações:

1. Exigiria punição aos crimes políticos e a não efetivação destes criminosos em seus cargos.
2. Exigiria uma menor participação do governo no mercado nacional. 
3. Exigiria uma melhor aplicação dos recursos advindos dos inúmeros impostos que pagamos. (este tópico é especialmente vago. merece uma atenção especial)
4. Exigiria uma diminuição urgente em nosso quadro político e ministerial. Nosso Estado está se tornando uma grande máquina. (Até prédios estão sendo alugados para abrigar os novos ministérios).
5. Exigiria investimento em infraestrutura em todas as áreas. 
6. Exigiria investimento maciço em tecnologia e pesquisa científica em todas as áreas. Nosso pesquisadores estão indo para o exterior...
7. Exigiria o aparelhamento do exército, marinha e aeronáutica. Nossas forças militares são diminuídas e sucateadas a cada dia.

Agora, se eu fosse um líder político eu promoveria (tentaria promover):

1. A punição exemplar dos crimes políticos.
2. A abertura da economia nacional para a participação do capital exterior.
3. A conversão dos impostos em benesses sociais. 
4. A diminuição e reenquadramento do governo brasileiro. (Hoje, mais nos parecemos com uma republiqueta socialista...)
5. A modernização e implantação de infraestrutura que permita nosso país crescer e distribuir sua riqueza entre seu povo.
6. O investimento maciço em tecnologia e pesquisa. É um absurdo comprarmos tecnologia e vendermos commodities somente...
7. O fomento à expansão, reaparelhamento e atualização das forças armadas. Reiteraria a sua autonomia.
8. O incentivo ao respeito a constituição.
9. O cultivo dos valores humanos por meio da educação.

Aqui vão objetivos que tentaria trabalhar como um líder político.

Espero que as manifestações continuem. Isto é de extrema importância. assim os governantes lacaios, corruptos e sanguessugas deste país perceberão o quanto estamos insatisfeitos. Todavia, espero que os movimentos sociais que vemos lá fora tenham, de fato, propostas e objetivos que não sejam egoístas e, sim, coletivos (nacionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário